terça-feira, 19 de março de 2024

SEMANA DA LEITURA (2.º dia) - “Uma página por dia, não sabe o bem que lhe fazia” - 3.º Ciclo

 3.º Ciclo

                             

Em Portugal, o dia do pai festeja-se no dia 19 março. Este dia tem significado por ser o dia dedicado a S. José. Uma tradição que se repete em países de religião católica.

Mas há países, como os Estados Unidos, em que o Dia do Pai não está associado a nenhuma tradição religiosa. É apenas um dia dedicado aos pais com manifestações de carinho e afeto.


Definição de Pai

Pai que aos olhos da criança é herói 

Pai que aos olhos do jovem é vilão 

Pai que aos olhos do adulto é um amigo 

Pai que aos olhos do velho é saudade


Quando eu te via como herói 

Não sabia quase nada da vida 

Sentia-me seguro ao seu lado 

Eu só queria ser seu filho


Quando eu te vi como vilão 

Pensava que já sabia tudo sobre a vida 

Não queria proteção 

Eu só queria ser herói


Quando eu te vi como amigo 

Pude me dar conta dos erros cometidos 

Foi quando realmente te conheci 

Que entendi o sentido da vida


Quando me dei conta de sua falta 

A idade já havia me alcançado 

Você já não era mais herói, nem vilão 

Nem amigo e nem solidão


Você virou soma de tudo aquilo que foi 

De tudo aquilo que eu pensei que fosse 

A síntese da vida que hoje eu vivo 

A minha definição da palavra PAI!

                                            (Luis Alves)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Conversa com o escritor José Gonçalves

  No passado dia 21 de março, a Biblioteca Escolar do Externato de Vila Meã, recebeu, mais uma vez, o escritor José Gonçalves para uma conv...